Aditamento FIES 2020: Renovação, Prazos e Solicitação

Para os alunos que precisam estudar com o FIES, é preciso saber que anualmente é necessário fazer o aditamento FIES 2020. Para saber como realizar o aditamento FIES 2020, continue a ler o artigo a seguir e saiba como fazer a renovação, os prazos para e como fazer as solicitações.

Aditamento FIES 2020

Aditamento FIES 2020

FIES 2020

O FIES é um programa do Governo Federal, com o intuito de proporcionar a alunos de baixa renda maior inclusão em cursos de níveis superior.

O programa funciona na forma de financiamento, que o aluno irá pagar durante o curso apenas uma porcentagem do curso, ou será beneficiário de 100% do valor da mensalidade. Apenas após o final do curso é que o aluno começará a pagar os valores.

Ainda terá um prazo de dois anos para iniciar o pagamento, período esse que entende-se que o aluno, então formado, já estará empregado e recebendo um salário de nível superior, podendo com maior tranquilidade assumir o pagamento das parcelas.

✓ Acompanhe também, as novidades do ENADE 2020

Existem alguns itens que devem ser respeitados para que os alunos possam concorrer ao FIES 2020, veja quais:

  • O aluno não pode ser beneficiário do FIES em outro curso superior;
  • Só pode concorrer ao benefício aluno para a graduação do primeiro curso, ou seja, o aluno não pode ter se formado em outro curso, mesmo que tenha pago ou cursado em uma instituição de ensino gratuita;
  • Só poderá concorrer os alunos que tenham realizado o último ENEM;
  • Outro item importante é ter atingido a média exigida, no caso do FIES a média é 450 pontos. Outra exigência é não ter zerado a prova da redação;
  • A instituição de ensino tem que estar avaliada positivamente pelo MEC;
  • O aluno que recebe bolsa do PROUNI 2020 não pode concorrer ao FIES;
  • O aluno que tiver a renda familiar menor que o valor da mensalidade;
  • Para os alunos que desejam fazer o curso na modalidade EAD, o FIES não é válido.

Para manter o benefício durante todo o curso, todos os anos os alunos precisam fazer o aditamento FIES 2020.

Aditamento FIES


Aditamento FIES 2020

O aditamento FIES nada mais é que  a renovação do contrato do programa. Apenas com essa renovação, a cada ano durante o curso superior, é que o aluno poderá concluir o curso com o benefício disponível.

Para conseguir fazer o aditamento, é preciso que o boleto FIES 2020 que venham a ser pago, como forma de renovação de contrato, estejam sempre quitados.

Existem duas forma de fazer o aditamento:

  • Aditamento Simplificado: A forma simplificada serve para renovar o contrato sem alterações contratuais, ou seja, o aluno simplesmente irá renovar o seu contrato inicial.
  • Aditamento não Simplificado: Quando ocorre alguma alteração no contrato do aluno, ocorre o aditamento não simplificado, ou seja, o contrato sofrerá mudanças na sua estrutura, e os alunos precisam concordar com as novas cláusulas.

Para saber qual a sua modalidade, os alunos deverão se dirigir a CPSA – Comissão Permanente da Supervisão e Acompanhamento da sua universidade e saber sobre as alterações ou não no seu contrato.


Prazo Aditamento FIES 

Para realizar o aditamento FIES 2020 é preciso ficar bastante atento ao prazo, isso porque, caso o aluno perca esse prazo, poderá perder o benefício e precisará assumir as parcelas do seu curso.

O prazo, com referência nos anos anteriores, é geralmente no final de dezembro, mas podem sofrer algumas prorrogações até janeiro ou fevereiro. Para não correr riscos, melhor fazer o mais rápido possível.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Aditamento FIES 2020: Renovação, Prazos e Solicitação