O que acontece se eu não fizer a prova do ENADE?

O ENADE é uma prova muito importante para medir a qualidade dos cursos de nível superior, mas o que acontece se eu não fizer a prova do ENADE? Esta é uma pergunta que muitos estudantes se fazem e hoje nós vamos respondê-la!

publicidade
O que acontece se eu não fizer a prova do ENADE
Imagem: Benzoix no Freepik

O que é o Enade?

O terror de muitos estudantes, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma prova aplicada em cursos de nível superior, geralmente para alunos nos últimos semestres dos seus concursos.

Esta é uma avaliação anual realizada pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

publicidade

Seu objetivo, analisar como as IES (Instituição de Ensino Superior) estão desenvolvendo as competências e habilidades necessárias em seus alunos.

prova
Imagem: Pressfoto via Freepik

O ENADE faz parte Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e é uma das ferramentas avaliativas que permitem estabelecer a qualidade da educação brasileira.


Como ele funciona?

No geral, a prova do ENADE  2024 mede a aptidão do estudante em relação ao curso que ele faz e a conhecimentos gerais da sociedade.

Mesmo assim, ele ainda é composto por três outros questionários:

  • Questionário do Estudante: levanta informações sobre o perfil dos alunos;
  • Questionário de Percepção de Prova: levanta informação sobre a percepção dos alunos em relação à prova;
  • Questionário do Coordenador de Curso: levanta informações sobre o perfil dos coordenadores do curso.

Prova

A prova é aplicada anualmente, mas em um ciclo de três anos, onde em cada ano uma série de cursos devem participar. Ou seja, cada curso só participa do ENADE a cada três anos.

Durante o exame, os alunos devem responder 40 questões, sendo 30 relacionadas com o seu curso (27 de múltipla escolha e 3 discursivas) e 10 de formação geral (8 de múltipla escolha e 2 discursivas).

garota estudando
Imagem: Freepik

Nas questões discursivas, os alunos são julgados de acordo com suas habilidades discursivas, além do uso adequado da gramática, entre outras coisas. As notas dos alunos são transformadas em uma pontuação para o curso.

publicidade

O que acontece se eu não fizer o ENADE?

Uma dúvida presente na cabeça de vários alunos, a melhor resposta para ela é que o ENADE é obrigatório para as pessoas inscritas. Inclusive, ele constitui um componente curricular obrigatório, tendo sua situação inscrita no histórico escolar do aluno, conforme a Lei nº. 10.861 de 2004.

Ou seja, alunos com situação irregular ao exame estarão impedidos de receber o diploma. Confira abaixo quando o aluno fica irregular:

  • Quando ele não comparecer ao Exame, sem uma dispensa oficial;
  • Quando ele não preenche o Questionário do Estudante;
  • Quando ele tiver o registro de participação indevida na prova.

O que devo fazer se estiver irregular?

Estudantes que não puderem fazer a prova devem se justificar mediante a seus colegiados, de preferência antes mesmo da data do exame, para conseguir uma justificativa.

Estas justificativas podem ser de várias ordens, como ordem pessoal (como em casos de doenças) ou em razão do calendário (quando o calendário trimestral do exame não coincide com o cronograma do curso).

estudante fazendo prova
Imagem: Tonodiaz no Freepik

A justificativa será analisada pelo INEP, que irá comunicar sua decisão diretamente à IES.

Caso você esteja irregular e a justificativa não foi aceita, sua única alternativa para receber o diploma é a realização do ENADE no ano seguinte, dentro desta condição.


Conferir sua situação no ENADE

Estudantes que estão, ou já estiveram, inscritos no ENADE podem conferir sua situação no Sistema Enade. Confira abaixo como fazer o acesso:

  1. Acesse o Sistema Enade;

    sistema ENADE
    Imagem: Reprodução / ENADE
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Escolha a opção de aluno;
  4. Faça login com suas credenciais do portal Gov (CPF e senha).

Uma vez dentro, você pode responder os questionários — lembrando que o Questionário do Estudante é obrigatório —, conferir suas notas e entrar em contato com o suporte do programa, para resolver qualquer problema.

Ainda vale mencionar que o ENADE é uma avaliação da IES e a nota do aluno não tem impacto sobre a sua graduação, exceto quando irregular.

publicidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Paulo Ribeiro
Expert que atua em produção de conteúdo para web desde 2017 para o nosso portal ENADE, sempre compartilhando informações atualizadas sobre as provas do ENADE, formas de inscrição, conteúdo da avaliação e respondendo dúvidas dos leitores.