ENADE 2020: Inscrições, Data e Local de Prova

Todos os estudantes brasileiros sabem que existem vários exames a serem feitos para sua avaliação. E um deles é o ENADE 2020, que é destinado aos alunos do ensino superior. É necessário que todos os alunos venham a entender como essa prova é aplicada. Isso porque além de ser obrigatória, é preciso saber qual o período em que você deverá participar do ENADE 2020.

ENADE 2020

ENADE 2020

Sabendo que ainda existem muitos estudantes que possuem dúvidas sobre o assunto e até mesmo nem conhece esse exame, resolvemos ajudar.

Sendo assim, continue lendo o texto a seguir, para que você possa saber como esses procedimentos são feitos. E evite preocupações na hora de fazer sua prova do ENADE 2020.

O que é o ENADE?

O ENADE é a sigla para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Ele é o principal responsável por está avaliando os rendimentos dos alunos de graduação.

Sabendo que para cada curso existe uma grade de programação estudantil, é preciso saber o quanto os estudantes aprenderão sobre ela.

É por esse exame que o aluno terá que mostrar suas habilidades e principais competências adquiridas no curso. Desde o ano 2004, que essa avaliação passou a ser obrigatória. É importante que os alunos se esforcem, pois ela estará em seu histórico escolar.


Como funciona o ENADE 2020?

Com você já leu os trechos acima, esse exame é totalmente avaliativo para esses alunos. O modo como é a prova do ENADE 2020 é bem simples de se entendido. Como sua função é avaliar esse público alvo, é necessário que os alunos participem da prova.

Para cada área, é destinada uma avaliação de forma justa e coerente ao que é ensinado para cada área.

Ou seja, os alunos que fazem o exame para o curso de Ciência da Computação, terá uma prova sobre o que ele aprendeu nos últimos semestre. E os alunos de Arquitetura e Urbanismo terá outra totalmente diferente.

E de acordo com os resultados obtidos, o Exame do Enade estará fazendo um relatório sobre essas aplicações. De forma avaliativa comparada com a competências de cada curso em relação aos ensino de nosso país e também de fora.


Quem deve fazer o ENADE 2020

Todos os anos, é definido uma demanda de alunos para realizarem esse exame. Ciente de que ocorrem uma demanda de cursos a cada ano, são sempre destinados aos alunos do ensino superior.

E para saber quem deve fazer o ENADE 2020 é bem simples, ocorre como todos os anos anteriores.

Para cada ano, deverão estar realizando o exame os alunos que ingressaram e irão concluir em seus anos respectivos. Ciente disso, deverá apenas checar se aquele ano está com sua área vinculada a aplicação. As divisões dos cursos ocorrem de forma trienal para cada curso e esse exame é obrigatório.


Cursos avaliados pelo ENADE 2020

Os cursos do ENADE 2020 sempre são separados por suas respectivas áreas. Consequentemente, todos os anos, são divulgadas as listas com os cursos que deverão está participando. Veja então, quais são os que estão para este ano:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas,
  • Arquitetura e Urbanismo,
  • Artes Visuais,
  • Ciência da Computação,
  • Ciências Biológicas,
  • Ciências Sociais,
  • Educação Física,
  • Engenharia,
  • Engenharia Ambiental,
  • Engenharia Civil,
  • Engenharia de Alimentos,
  • Engenharia de Computação,
  • Engenharia de Controle e Automação,
  • Engenharia de Produção,
  • Engenharia Elétrica,
  • Engenharia Florestal,
  • Engenharia Mecânica,
  • Engenharia Química,
  • Espanhol,
  • Filosofia,
  • Física,
  • Geografia,
  • Gestão da Produção Industrial,
  • Gestão da Tecnologia da Informação,
  • História,
  • Letras,
  • Matemática,
  • Música,
  • Pedagogia,
  • Química,
  • Redes de Computadores,
  • Sistema de Informação.

Clique aqui e veja quais os cursos avaliados ENADE 2020 e áreas estão definidos em seus respectivos anos.  Para saber quais ocorrerão nos anos seguintes, basta contar três anos após ao ano que foi aplicado o exame para determinado curso.


Inscrições ENADE 2020

Por lei, é de total responsabilidade das instituições de ensino superior, estarem de olho nos anos respectivos de cada curso. E então, deve está fazendo as inscrições do ENADE de cada um deles em seus cursos.

E para que saibam quais os períodos para fazer isso, ENADE sempre informa com antecedência o período de inscrições.

Geralmente ocorre no meio do ano, enviando o edital daquela edição, que informa como proceder com cada inscrição.

ENADE 2020

Quem não precisa fazer o ENADE?

Ficarão dispensados do exame, os seguintes estudantes:

  • Os estudantes dos cursos das áreas descritas para esse ano, que tiverem colado grau até o prazo estabelecido no edital, geralmente no início do segundo semestre;
  • Os estudantes que estiverem de forma oficial e matriculados, realizando atividades curriculares fora do país nos dias da prova do ENADE 2020, em instituição conveniada com a instituição em que se encontra matriculado.

Para que possa ser recebido essa dispensa, é preciso está sendo registrada no histórico escolar do estudante, de forma totalmente oficial.


Conteúdo das provas do ENADE 2020

Como já falamos tantos nos tópicos anteriores, entender o conteúdo das provas do ENADE 2020 é bem simples. Isso porque os assuntos sempre estarão dentro do quando de conhecimento obrigatório para cada formação de profissão. Sempre são aplicadas por instituições ou consórcio de instituições definidas pelo próprio Inep.

Em sua composição, as provas possuem 40 questões, onde 10 questões são de conhecimentos da formação geral do estudante. E as 30 restante são sobre os conhecimentos específicos obtidos em cada área de formação. Todas elas de forma discursivas e de múltipla escolha, separadas da seguinte maneira:

➜ Provas de formação geral: das 10 questões, 8 são de múltipla escolha e as 2 restante de forma discursiva com situações-problemas. Equivalente então, a 25% da nota de sua prova geral;

➜ Provas específicas: das 30 questões, 27 são de múltipla escolha e as 3 restante de forma discursiva com situações-problema e estudo de caso. Equivalente então, a 75% da nota de sua prova geral.

Nas provas gerais, estará investigando dos estudantes, a formação de um profissional coerente e ético perante a sociedade em que vive. E nas específicas, como você está sendo como profissional, mediante as habilidades necessárias para exercer sua função.

Se você quer saber mais, clique aqui e tenha acesso a todas provas já aplicadas nas edições anteriores e seus respectivos gabaritos, disponibilizados pelo próprio ENADE.


Manual do ENADE 2020

Com os avanços tecnológicos, você passa a ter acesso a muitas informações, incluindo o manual do ENADE 2020. É através dele que você consegue checar quais as principais funcionalidades do exame e procedimentos.

ENADE 2020

Fazendo a leitura dele, você estará entendendo como são as orientações e principais responsabilidades dos envolvidos com aplicação das provas. E como aluno, você também poderá ter o cronograma da atual edição e saberá como pode está acompanhando sua inscrição.


Data das provas do ENADE 2020

Como as inscrições dos alunos participantes sempre ocorrem no meio do ano, é de ciência que os alunos farão suas provas no final do ano.

Até agora ainda não foram divulgadas as datas das provas do ENADE 2020. Mas você pode está conferido abaixo, algumas datas de antigas edições  e tomá-las como base.

Veja o calendário ENADE:

  • Ano de 2018: 25 de novembro;
  • Ano de 2017: 26 de novembro;
  • Ano de 2016: 20 de novembro;
  • Ano de 2015: 22 de novembro.

A definição dessas datas sempre ocorrem seis meses antes da aplicação, para melhor preparo de seus alunos. Assim que novidades surgirem sobre o assunto e informações que lhe acrescentarem, estaremos mantendo você atualizado sobre tudo.


Local de prova do ENADE 2020

Muita gente ainda possui dúvidas e se assusta quanto ao local de prova do ENADE 2020.

Achando que, como outros exames, deve ter que se dirigir para outros locais de seu conhecimento. Por tanto não se assuste!

Os alunos sempre estarão realizando as suas provas nas instituições que estão devidamente matriculadas.

E para os alunos de cursos a distância, o ENADE 2020 estabelece o mesmo critério. Deverão comparecer ao polo presencial de sua instituição.


Cartão de informação do estudante ENADE

Um documento que não de fato obrigatório, mas pode lhe auxiliar bastante, é o cartão de informação do estudante.

Ele é como se fosse o seu comprovante de participação. Nele estará contendo informações sobre o local e horário de sua prova, que tem duração de 4 horas.

Você pode ter acesso ao seu cartão através da página do candidato no portal do ENADE. E imprimi-lo para levar consigo no dia da prova, pode lhe auxiliar melhor, se preferir, deixe salvo no seu celular. Clique aqui e acesse o seu portal! 


Solicitação de dispensa do ENADE 2020

Mesmo sabendo que esse exame é obrigatório por lei, se o estudante estiver em algum contratempo que o impeça de fazer a prova, pode recorrer e solicitar dispensa do ENADE 2020. Ela pode ser feita pelo aluno ou pela instituição, dependendo o motivo.

Mas para ambas, preciso que seja redigido uma carta formal ao ENADE. Nela o aluno deverá descrever o principal motivo de sua ausência e enviá-la.

Assim, será feito uma análise pelo INEP e depois você receberá o resultado de sua solicitação.

Uma dica muito boa é que, você esteja informando e buscando auxílio ao seu coordenador ou outro responsável dentro da instituição. por se um documento muito importante, é sempre bom ter mais cuidado em sua elaboração.


Resultados do ENADE 2020

Com a descrição da prova, você já deve ter percebido que o resultado do ENADE 2020 se refere aos pontos obtidos nela. E para que você possa está acessando o seu resultado de forma individual, o seu portal será mais uma vez a ferramenta principal.

E depois que esses resultados são divulgados, o seu curso também receberá o seu Conceito ENADE. É quando fica disponível todas as informações de modo geral, acerca dos participantes daquela edição.

Em alguns casos, você pode ver as classificações de alguns cursos nomeadas como ‘Sem Conceito ENADE (SC)’.

Essa classificação se refere aos cursos que não tiveram participantes suficientes para que fosse obtido uma média no ENADE 2020. E para que não seja uma média muito baixa, essa nota acaba sendo dispensada.


Relatórios do ENADE 2020

Depois dos seus resultados, ficam disponíveis para nossa consulta, alguns relatórios do ENADE 2020 referente a cada edição e curso.  Para nossa consulta, são eles:

  • Boletim de Desempenho do Estudante;
  • Relatório do Curso;
  • Relatório Síntese de Área;
  • Relatório da Instituição;
  • Resumo Técnico.

Como pode ver, neles estarão todas as informações separada de forma filtrada, para essas edições. Clique aqui e veja os detalhes em anexo para de cada curso separado. E saiba que as próximas edições também estão sendo assim!


Estudantes irregulares com o ENADE

Uma situação bastante complicada em que ainda existem muitos alunos, são as pendências com o exame. Essa prova sempre será obrigatória e  falta dela pode acarretar o impedimento do seu diploma após a conclusão do curso.

Então, se você é um dos estudantes irregulares com o ENADE, veja como encontrar uma solução de acordo com as seguintes situações:

➜ Não ter sido inscrito pela própria instituição no ano de aplicação do exame para seu curso o aluno deverá está entrando em contato com sua instituição, para que seja feita uma regularização pela própria instituição.

➜ Por não se fazer presente na prova e/ou falta de preenchimento do Questionário do Estudante (QE): é preciso que o estudante esteja entrando em contato com o próprio INEP, para que possa está solicitando uma regulamentação específica.

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 10

ENADE 2020: Inscrições, Data e Local de Prova