O que é o ENADE 2020: Fique por dentro do que é o ENADE

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o que é o ENADE 2020. Na verdade, o ENADE –  Exame Nacional de Desempenho do Estudante é uma prova que os estudantes de ensino superior devem realizar ao final do seu curso para que o SINAES, consiga mensurar a qualidade do ensino superior. Para entender melhor o que é o ENADE 2020, continue lendo esse artigo!

publicidade
O que é o ENADE 2020
O que é o ENADE 2020

A prova do ENADE 2020 é obrigatória, devendo todos os alunos que estão no último período da faculdade realizarem

O ENADE 2020 também conta com a participação de alunos do primeiro ano da faculdade, esses são  convocados de forma aleatória, e a participação não é obrigatória.

publicidade

Para os alunos do último ano, se torna obrigatório, isso porque, se o aluno não realizar a prova, não poderá receber o histórico escolar superior.

Foi criado pela Lei 10.861, passando então a ser  um componente curricular obrigatório.


O que é o ENADE 2020?

Para saber o que é o ENADE 2020,  devemos focar a princípio nos alunos concluintes de cursos superiores. Isso porque, a prova a destinada principalmente a eles.

O ENADE 2020 é uma prova que serve para acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos alunos em relação ao que é exigido em cada curso de formação.

Ou seja, é nesse momento que os alunos devem mostrar o que aprenderam no decorrer da sua formação profissional e aplicar em uma prova teórica de conhecimentos.

Essa avaliação deve ser observada de uma forma mais abrangente, pois os alunos com base na prova realizada, formarão uma média para o curso da instituição superior que estudam.

O ENADE 2020  é de grande importância para o Ministério da Educação, pois é através dessa prova e com base em seus resultados que as melhorias podem ser feitas.

Além disso, também serve para o governo traçar um mapa nacional de ensino, analisando quais as regiões que são mais desenvolvidas e as que precisam melhorar.

Para o aluno, a prova também é muito importante, pois o aluno poderá demonstrar o que aprendeu durante o curso e demonstrar sua qualidade profissional.

publicidade

Os cursos que não alcançam os resultados satisfatórios são colocados em observação. No ano seguinte, na realização do novo ENADE, esses cursos de média insatisfatórias, devem se destacar. Caso a média ainda continue insatisfatória, o curso poderá ser impedido de abrir novas turmas.

É importante lembrar que cada nota é atribuída a um curso específico e não a toda a instituição.

Por isso a importância em tirar todas as dúvidas sobre o que é o ENADE.


Como funciona o ENADE 2020?

Agora que já ficou claro o que é o ENADE, veja como o ENADE funciona.

O ENADE é uma prova aplicada desde 2004, e como já dito, serve para avaliar o conhecimento dos alunos que estão concluindo o ensino superior.

Não é necessário que o aluno faça inscrição para participar do ENADE 2020, cada instituição de ensino ficará responsável por inscrever seus alunos.

✓ Saiba como realizar as inscrições no ENADE 2020

Essa avaliação ocorre através de uma prova, elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo órgão responsável por criar a prova do ENEM.

A prova é realizada de forma anual, porém em ciclos (cada curso realiza a prova de três em três anos) , e é preparada de acordo com cada curso que será avaliado.

A avaliação consiste em uma prova teórica, onde o aluno deverá responder o questionário e passar as respostas para o cartão de respostas.

A intenção do ENADE 2020 não é medir o conhecimento do aluno de forma particular, mas sim, fazer uma média de conhecimento.

Caso o aluno não compareça no dia determinado, e estiver no ano da conclusão de curso, ele ficará irregular perante o ENADE 2020, tendo seu histórico prejudicado e não podendo receber o diploma. Porém, ele terá um prazo para justificar sua falta, mais um motivo importante em entender o que é o ENADE.


Conceito ENADE 2020

O Conceito ENADE 2020 é o resultado do exame propriamente dito. Para se chegar a esse Conceito, utiliza-se como parâmetro todas as notas do alunos do curso de cada instituição, fazendo assim uma média distinta para cada curso.

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

O que é o ENADE 2020: Fique por dentro do que é o ENADE
publicidade

Paulo Ribeiro
Expert que atua em produção de conteúdo para web desde 2017 para o nosso portal ENADE, sempre compartilhando informações atualizadas sobre as provas do ENADE, formas de inscrição, conteúdo da avaliação e respondendo dúvidas dos leitores.