Para quem está interessado no FIES, precisa antes de tudo ficar por dentro das novas regras FIES 2020. Para tirar todas as dúvidas e saber maiores detalhes sobre as novas regras FIES 2020, confira o artigo completo a seguir.
FIES 2020
O FIES é um programa do Ministério da Educação que possibilita o financiamento estudantil para o acesso as universidade em instituições privadas.
É uma forma de abrir mais portas aos estudos e fazer com que, cada vez mais, possa haver inclusão social no país. O FIES 2020 é voltado para famílias que não possuem condições de suportar o valor de uma mensalidade em uma instituição privada.
Mesmo existindo inúmeras universidade públicas e centenas de vagas, a busca e a concorrência para ingressar nas Federais está cada vez mais alta, e claro, os aluno que tem mais condições financeiras, e que os pais investem mais em seus estudos, tem muito mais condições em conquistar essas vagas.
O que acaba ocorrendo é que as pessoas que não ingressam no nível superior, consequentemente não conseguem boas vagas de emprego e bons salários. E foi visando diminuir essa disparidade, que surgiu o FIES, a possibilidade de estudar e só começar a pagar depois de terminar o curso, partindo do pressuposto que o profissional estará empregado e recebendo um salário digno.
✓ Saiba quem precisa participar do ENADE 2020
Ocorre que as regras do FIES acabaram mudando, dando espaço as novas regras FIES 2020, entenda como funcionam essas mudanças a seguir.
Novas Regras FIES 2020
Quando queremos as novas regras do FIES 2020 e o que mudou, o próprio site do FIES informa que “o novo FIES mudou para melhor. Tem agora como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo.”
✓ Veja como é a prova do ENADE 2020
Na prática o que mudou foi a forma de realizar o financiamento, que está dividido em duas modalidades:
- Primeira modalidade: Voltada para os alunos que tem a renda per capita familiar inferior a três salários mínimos, essa modalidade possibilita o financiamento a juros zero, ou seja, o aluno, depois de terminar o curso, só pagará exatamente o valor do curso, respeitando a renda que se encontrar, sem juros nenhum;
- Segunda modalidade ou P-FIES: Já na segunda modalidade, também denominada P-FIES, a renda familiar do aluno não poderá ser superior a cinco salários mínimos. Quem irá financiar o pagamento dos estudos são os Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e os Bancos provados que aderirem ao programa.
Novidades com as Novas Regras FIES 2020
Claro que com as mudanças feitas e as novas regras FIES 2020, existem inúmeras novidades, as principais delas estão relacionadas aos juros, as regras para pagamento e aos prazos.
✓ Acompanhe o que há de novo no ENEM 2020
Os juros que serão cobrados pelo financiamento irá variar bastante de acordo com o Banco que será escolhido para cobrir as despesas do aluno enquanto estuda, ou seja, é um contrato particular entre o aluno e o Banco.
Um dos itens que mudou com as novas regras diz respeito ao pagamento do financiamento, antes, o aluno só começaria a pagar o valor após dois anos da conclusão do curso, agora o aluno começará a pagar imediatamente após o final dos estudos.
Vale salientar que o aluno não pagará os valores como se fosse a mensalidade cheia mensalmente, levando em consideração que o valor poderá ser diluído em até 14 anos, fazendo com que as parcelas mensais possam ficar mais acessíveis.