O ENADE – Exame Nacional de Desempenho do Estudante, é uma prova realizada ao final do curso superior para medir o desempenho dos alunos em geral. Para realizar essa prova, é necessário realizar a inscrição no ENADE 2020. Para saber como fazer a inscrição no ENADE 2020, veja essa matéria na íntegra.
O ENADE 2020 serve para medir o conhecimento dos alunos de uma determinada instituição, porém, essa prova não avalia o aluno de forma apenas individual, ela serve para gerar uma média do curso como um todo.
Cada curso ganha uma média conhecida por “Conceito ENADE“, e assim os cursos são classificados por notas.
Caso a nota não seja compatível com o que é exigido, o curso ficará em observação até a realização de outro exame, e, se mesmo assim, o curso não conseguir alcançar as notas, poderá sofrer sanções como não abrir mais vagas para o determinado curso.
A prova do ENADE é obrigatória para todos os alunos que estão se formando. A não realização da mesma impede o estudante de receber seu diploma e histórico escolar.
Também poderá fazer a prova alunos que estão ingressando no ensino superior, para estes, a prova não é feita em caráter obrigatório, e apenas alguns serão selecionados. Serve para fazer um parâmetro de conhecimento do curso no início e no final da vida escolar superior do aluno.
As provas do ENADE 2020 são elaboradas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a mesma instituição responsável pela elaboração da prova do ENEM.
Inscrições ENADE 2020
As inscrições do ENADE 2020 são de responsabilidade da instituição de ensino superior, são elas que ficam com a responsabilidade de fazer o enquadramento dos cursos e das inscrições dos alunos.
Para estar apto a realizar a inscrição do ENADE 2020 o aluno deverá se enquadrar em alguns desses critérios:
- Estudantes Ingressantes: são para os alunos cujo o curso tenha iniciado no começo do ano que o ENADE irá ocorrer, que esteja com a matrícula em dia e tenha de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de inscrições, aproximadamente final de agosto.
- Estudantes Concluintes dos Cursos de Bacharelado: são para os alunos que tenham expectativa de conclusão de curso até julho do ano seguinte ao que será realizado o ENADE ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de ensino superior e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições.
- Estudantes Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: para os alunos que estudam em cursos superiores de tecnologia, o ENADE 2020 também é obrigatório. Para os que tem expectativa de conclusão de curso até dezembro do ano da realização do ENADE ou que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições.
Enquadramento de cursos no ENADE 2020
Assim como as inscrições do ENADE 2020 são de responsabilidade da instituição de ensino superior, o enquadramento dos cursos que serão avaliados também.
Ocorre que, todos os anos não acontece a avaliação para todos os cursos, é feito um ciclo a cada 3 anos para o curso ser avaliado.
Ao sair o edital de inscrições do ENADE 2020 são divulgados os cursos que serão avaliados naquele ano, devendo a instituição de ensino se cadastrar e inscrever tanto os alunos como os respectivos cursos que serão avaliados.