Data das Provas ENADE 2020: Edital, Cronograma ENADE 2020

Para realizar a prova do ENADE é importante ficar atento a data das provas ENADE 2020, isso porque, a realização da prova para os alunos concluintes do ensino superior é obrigatória. Portanto, para não perder nenhuma data e se programar para realizar a prova com maior eficiência, fique atento a data das provas ENADE 2020.

Data das Provas ENADE 2020

Data das Provas ENADE 2020

A prova do ENADE serve para qualificar o curso superior através de uma nota final gerada pela média da prova realizada entre os alunos concluintes.

Realizar a prova do ENADE 2020, como já mencionado, é obrigatório para os alunos que estão finalizando o ensino superior.

Isso se deve para que os cursos sejam fiscalizados recebendo então uma média de acordo com a prova realizada.

Ou seja, o ENADE tomará por base a nota de cada aluno e fará a média de cada curso do ensino superior, portanto, o importante na realização da prova do ENADE não é a nota individual de cada aluno e sim, a média final que cada curso receberá.

✓ Conheça os cursos avaliados ENADE 2020

Os cursos que não tiverem médias positivas, ficarão sendo analisados pelos próximos anos até a realização de novo ENADE, isso porque, as provas são realizadas anualmente porém ciclo de 3 anos para cada curso.

Caso o curso não obtenha a média satisfatória mais de uma vez seguida, este ficará impedido de abrir vagas para as novas turmas no curso deficitário.

Também é possível a seleção de alunos no início do curso para realizar a prova. Essa prova não é de caráter obrigatório para os alunos de início de curso superior, mas é importante para instituição fazer a evolução dos seus alunos.

Já para os alunos concluintes, a não realização da prova poderá acarretar alguns problemas, como o comprometimento do histórico escolar, além da não liberação do diploma de conclusão.


Edital ENADE 2020

Ficar atento às datas das provas do  ENADE 2020 e também ao edital do ENADE, é papel inicial da instituição de ensino superior.

Isso se deve ao motivo de que a instituição de ensino superior é a responsável pela inscrição ENADE 2020 tanto dos alunos quanto das inscrições dos respectivos cursos que serão realizados naquele ano de acordo com o ciclo de provas.

Data das Provas ENADE 2020

Data das Provas ENADE 2020

Passado o período de inscrição, a instituição irá informar aos alunos as datas de realização da prova bem como deverá instruir todos os alunos de como a prova funciona.

O edital do ENADE 2020 ainda não foi divulgado, portanto, ainda não se sabe a data das provas do ENADE 2020. Porém, de acordo com as provas realizadas nos anos anteriores, geralmente as provas ocorrem no mês de novembro.


Cronograma ENADE 2020

Como ainda não foi divulgado o edital, nem a data das provas ENADE 2020, mostraremos o cronograma da prova realizadas anteriormente, cada etapa e datas.

Normalmente os procedimentos adotados são semelhantes, e as datas aproximadas, mudando apenas quanto a questão de dias e alguns pequenos detalhes.

Dessa forma, utilizando como referência, veja o calendário ENADE a seguir:

25/05 – divulgação do regulamento do ENADE;

19/06 – divulgação das diretrizes, procedimentos e prazos;

02/07 a 12/08 – inscrição dos estudantes habilitados no ENADE;

14/08 a 21/11 – cadastro dos estudantes concluintes;

13/08 a 31/08 – retificação de enquadramento e de inscrições;

14/08 a 03/09 – solicitação de atendimento especializado e/ou específico dos estudantes concluintes;

09/09 a 21/11 – preenchimento obrigatório do questionário do estudante no endereço eletrônico portal.inep.gov.br;

04/09 a 10/09 – solicitação de atendimento por nome social dos estudantes concluintes;

09/11 – divulgação dos locais de prova no sistema;

25/11 – Prova Presencial do ENADE, com fechamento dos portões às 13h, início às 13h:30 e término da prova às 17h:30.

Assim que disponibilizado, o cronograma ENADE 2020 será atualizado.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Data das Provas ENADE 2020: Edital, Cronograma ENADE 2020