SISU 2022: Inscrições, Cronograma, Notas de Corte e Resultado

Passado o ENEM, é chegada a hora dos estudantes se prepararem para a entrada na universidade através do SISU 2022, que provavelmente ocorrerá em março. A abertura das inscrições para o SISU 2022, se dará ainda no primeiro semestre do ano como de costume, sendo assim necessário que os estudantes fiquem atentos as informações. Desse modo, continue lendo o texto abaixo para saber tudo sobre as inscrições:

publicidade
SISU 2022
SISU 2022

O que é o SISU?

O SISU ou Sistema de Seleção Unificada, é o sistema de informatização do Ministério da Educação, no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os candidatos participantes do ENEM 2022.

O SISU 2022 é um sistema totalmente automatizado e se utiliza da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Aqueles candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas na prova.

publicidade

 


Datas do processo seletivo

Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada aprovados com a nota do ENEM 2022 precisam ficar atentos com o prazo estabelecido pelo cronograma para apresentar os documentos exigidos e não perder a data de matrícula nas universidades.

Aqueles que não forem selecionados nesta primeira etapa devem se candidatar para a lista de espera, também no site oficial. A partir da segunda chamada, quem convoca os novos aprovados serão as faculdades.

  • Inscrições: 09 até 14 de abril
  • Resultado da chamada regular: 16 de abril;
  • Prazo para participar da lista de espera: 16 a 23 de abril;
  • Matrícula da chamada regular:  19 a 23 de abril;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 27 de abril.

 


Inscrições SISU 2022

A única regra que elimina um candidato do SISU 2022, é caso ele tenha zerado a redação ENEM 2022, porém, é preciso ter alcançado uma nota consideravelmente satisfatória para se classificar.

A inscrição deve ficar disponível na segunda metade de janeiro, após a divulgação da nota do ENEM do ano anterior. Assim, o estudante deve acessar o portal e informar seu número de inscrição juntamente com a senha.

Logo após o login, já é possível escolher o curso de sua preferência. Cada pessoa pode escolher até duas opções de curso. Veja no passo a passo:

  • Para se inscrever, clique em Fazer Inscrição e na próxima tela que abrir, clique em no site do SISU;

publicidade
  • A primeira coisa que tem que fazer, é confirmar os dados de inscrição do SISU;
  • Nesta página, você vai poder escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”; Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso;
  • No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis;
  • Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar;
  • Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”;
  • Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante todo o período de inscrições.

SISU 2022

✓ Veja mais informações que podem lhe interessar:

Depois dessa etapa, é mostrada a quantidade de vagas daquele curso, com ampla concorrência ou pelo sistema de cotas SISU 2022.

Vale ressaltar que a nota do estudante varia de acordo com o curso e universidade escolhida, já que cada uma instituição opta por pesos diferentes.

Após todo processo, basta apenas clicar em “Confirmar minha inscrição nesta opção” e aguardar o resultado da seleção, que ocorre de maneira automática.

São feitos dois processos anuais de seleção do SISU 2022, um no primeiro e o outro no segundo semestre.


Notas de corte SISU 2022

A nota de corta funciona da seguinte maneira: durante todo o período de inscrição, uma vez ao dia, é recalculada a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os selecionados) para cada curso com base no número de vagas oferecidas e o de candidatos inscritos naquele curso.

Veja abaixo a lista de 10 cursos e suas notas de corte atualizadas:

  • Administração: 550 a 770 pontos
  • Arquitetura e Urbanismo: 690 a 800 pontos
  • Biomedicina: 694 a 790 pontos
  • Direito: 680 a 867 pontos
  • Educação Física: 560 a 740 pontos
  • Enfermagem: 650 a 765 pontos
  • Jornalismo: 630 a 800 pontos
  • Letras/Português/Inglês: 530 a 760 pontos
  • Medicina: 770 a 900 pontos
  • Psicologia: 680 a 840 pontos

SISU 2022

Contudo, a nota de corte não é garantia de entrada na universidade, ela é apenas um amparo para os estudantes.

Existe ainda a classificação parcial, que é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção de curso. Ela serve apenas como uma referência e deve ser vista durante o período de inscrição do candidato.

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

SISU 2022: Inscrições, Cronograma, Notas de Corte e Resultado
publicidade

Paulo Ribeiro
Expert que atua em produção de conteúdo para web desde 2017 para o nosso portal ENADE, sempre compartilhando informações atualizadas sobre as provas do ENADE, formas de inscrição, conteúdo da avaliação e respondendo dúvidas dos leitores.