Prova do ENADE 2022: Como Funciona? Inscrições e Datas

Se você é graduando (a) em algum curso superior, a prova do ENADE 2022 é para você! A prova feita pelo MEC – Ministério da Educação tem o objetivo de avaliar todos os estudantes de graduação, e para te deixar por dentro das etapas da prova do ENADE 2022, nós separamos vários detalhes importantes.

publicidade
Prova do ENADE 2022
Prova do ENADE 2022 (Foto: Reprodução Google)

O que é o ENADE?

Como uma maneira simples de avaliar os cursos nas instituições brasileiras de ensino superior, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2022) pode ser feita por todo aluno graduando.

A avaliação é importantíssima para o controle na qualidade do ensino superior no Brasil, ele foi criado em 2004 pelo MEC, e desde então avalia diversas instituições como uma forma de mapeamento educacional.

publicidade

A instituição que tiver resultados com notas muito baixas em cursos específicos, tem a chance de resolver o problema, caso o contrário, a instituição deixa de ter reconhecimento e pode ser fechada pelo Ministério por não alcançar os níveis mínimos.

E por isso, o ENADE 2022 é obrigatório e para ter o diploma do curso de graduação, o aluno deve ter pelo menos um certificado de realização da prova do ENADE.

Alguns detalhes sobre a prova do ENADE 2022 podem ser conferidos aqui:

Inscrições do ENADE 2020 pelo portal do Inep

A prova do ENADE 2022 aplicada para todos os estudantes é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), órgão que também é responsável pela aplicação do maior vestibular do Brasil, o Enem.

E por isso, se você deseja se realizar as inscrições ENADE 2022, é preciso saber que a inscrição deve ser feita diretamente no site oficial do ENADE e ficar atento ao passo a passo;

  • Acesse o site oficial aqui;
  • Depois, leia atentamente todas as instruções do processo
  • Faça seu cadastro e conclua o login do portal (esse servirá para todas as suas avaliações futuras);
  • No final, conclua seu cadastro e certifique se todas as informações estão corretas.

Pronto! Viu como é simples? Agora é só esperar a data das provas do ENADE 2022 serem anunciadas pelo MEC.

O primeiro acesso no portal do ENADE pelo Inep

Para quem ainda não tem o primeiro acesso no site oficial do ENADEé preciso preencher alguns dados. O sistema do ENADE pede algumas informações como: Nome completo e CPF.

publicidade
Imagem: Reprodução Inep

Após preencher todos as informações necessárias, é só esperar a atualização do sistema e ficar ligado nas datas e locais de prova.

Datas do ENADE 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação (MEC), ainda não divulgaram as datas do ENADE 2022, mas é preciso estar sempre atento nas novidades.

Para isso, acompanhe o nosso portal do ENADE e fique de olho nas novidades!

Para que você possa começar a se preparar para a prova do ENADE 2022, confira as cronograma completo da edição anterior do exame:

  • Inscrição dos estudantes – 01/07 a 11/08;
  • Divulgação dos locais de prova no Sistema ENADE no portal Inep –  08/11;
  • Data da Prova – 24/11;
  • Divulgação dos resultados da prova do ENADE – 31/08 do ano seguinte.

Como funciona a prova do ENADE 2022?

Com o objetivo de avaliar as instituições de ensino brasileiras, os resultados da prova do ENADE 2022 precisam alcançar pelo menos a nota mínima exigida pelo MEC. Isso por que, as notas determinam o patamar de qualidade dos cursos nas universidades.

A prova do ENADE 2022 é dividida em duas partes, e possui 40 questões na avaliação. A primeira prova tem 10 questões tendo duas discursivas e o restante objetivas com perguntas de conhecimentos gerais e Direitos Humanos.

Já na segunda prova, 30 questões são exigidas para os alunos, tendo 27 objetivas e 3 discursivas, todas de acordo com os conteúdos do curso cadastrado no processo da inscrição.

A proposta da avaliação também tem o objetivo de mapear as habilidades adquiridas pelos estudantes brasileiros, durante a formação acadêmica na graduação.

O Governo Federal pontua a importância da prova do ENADE 2022 e dá dicas imperdíveis:

Vai concluir a graduação? Seu curso faz parte das áreas avaliadas neste ano? Fique atento aos prazos e às regras do edital do Enade.

O edital geralmente é publicado entre maio e junho. Converse com o coordenador do seu curso. Ele é responsável pela sua inscrição. Na sequência, você precisa fazer um cadastro para responder ao Questionário do Estudante e conhecer seu local de prova.” divulgado em site.

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Prova do ENADE 2022: Como Funciona? Inscrições e Datas
publicidade

Paulo Ribeiro
Expert que atua em produção de conteúdo para web desde 2017 para o nosso portal ENADE, sempre compartilhando informações atualizadas sobre as provas do ENADE, formas de inscrição, conteúdo da avaliação e respondendo dúvidas dos leitores.