Nota de Corte SISU 2020: Como funciona? SIMULADOR

A nota de corte SISU 2020 é a nota mínima que serve como parâmetro para que os alunos consigam ingressar em determinado curso.  Para saber como funciona a nota de corte SISU 2020, veja maiores detalhes no artigo a seguir e fique por dentro de todas a novidade para ingressar no ensino superior.

Nota de Corte SISU 2020

Nota de Corte SISU 2020

SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada é o programa através dos qual as universidades disponibilizam as vagas para os alunos que prestaram o ENEM concorrerem.

Essas vagas precisam ser preenchidas de acordo com a nota dos alunos e esse é o programa que faz essas filtragem. Para conseguir ingressar em uma universidade, o alunos precisar tirar uma nota acima da nota de corte SISU 2020.


Quem Pode se Inscrever no SISU 2020

Antes de saber mais sobre a nota de corte do SISU 2020 é preciso saber quem poderá concorrer as vagas que estarão disponíveis no site.

✓ Confira todas as novidades do Enade 2020

Veja quais os critérios para concorrer:

  • Primeiramente o aluno precisa ter participado do ENEM do ano anterior ao que irá se cadastrar no SISU, ou seja, para o SISU 2020, os alunos precisarão ter realizado o ENEM 2019;
  • É preciso não ter zerado a prova de redação;
  • É preciso ter concluído o ensino médio, tendo em vista que também é possível que alunos do 1o. e 2o. anos do ensino médio consigam fazer a prova, porém só os alunos que concluíram com êxito o 3o. ano que podem se inscrever.

Nota de Corte SISU 2020


Nota de Corte SISU 2020

A nota de corte SISU 2020 é a menor nota que foi tirara e que conseguiu ingressar na universidade, quem tirar uma nota abaixo dessa nota automaticamente está fora da concorrência, podendo ficar apenas nas listas de espera.

Quando abrem as inscrições no SISU, uma vez ao dia, é calculado qual é a nota de corte do curso que você está concorrendo, dessa forma é possível saber se existe realmente uma chance de ingressar no curso.

✓ Participe ainda do PROUNI 2020

Caso o aluno se encontre em uma posição muito distante da nota de corte, nesse período de inscrição ainda é possível escolher outra opção de curso.

Nota de Corte SISU 2020

Segundo o próprio site do SISU:

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.


Nota de Corte SISU 2020 Simulador

Uma ótima novidade para os alunos que irão prestar o ENEM é que foi criado recentemente o simulador de nota de corte. Esse simulador serve para auxiliar os alunos e demonstrar para os mesmo qual será a nota mínima exigida para ingressar em determinado curso.

Claro que esse simulador serve apenas como uma estimativa, levando em consideração que todos os anos essa nota de corte varia.

Para conseguir utilizar o simulador, é preciso fazer o download do programa através do site do SISU, para facilitar, clique aqui.

A seguir siga o passo a passo:

  • Abra o programa instalado;
  • Na parte superior do lado direito, o aluno deverá inserir todas as suas notas de acordo com as áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagem, Matemática e Redação;simulador sisu 2020
  • Posteriormente o aluno precisa escolher se irá concorrer nas vagas de ampla concorrência ou nas cotas;
  • O aluno ainda poderá utilizar os filtros para escolher reduzir as escolhas a cursos, regiões, instituição, turno do curso, entre outros;
  • No final será feito um comparativo entre o ano de 2010 até hoje e o aluno saberá quais as instituições seriam possíveis para se candidatar, ou seja, o aluno saberá a nota de corte e uma média de quanto precisará tirar.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Nota de Corte SISU 2020: Como funciona? SIMULADOR