Inscrições ENCCEJA 2022: Quando Começam? Como se Inscrever?

As inscrições ENCCEJA 2022, é a oportunidade que os interessados em ter em mãos o certificado de conclusão dos estudos têm! Esse é o primeiro passo a ser dado, onde logo em seguida vem a realização da prova. Neste artigo, saiba como funcionam as inscrições ENCCEJA 2022, assim como também as datas, documentos necessários e muito mais!

publicidade
Inscrições ENCCEJA 2022
Inscrições ENCCEJA 2022

Antes de qualquer outra informação referente ao processo de inscrições do ENCCEJA 2022, é importante que você saiba mais sobre o exame. Siga nos acompanhando para conferir essas e outras informações!

O que é ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, também conhecido como ENCCEJA, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) juntamente com o INEP.

publicidade

O mesmo tem como principal objetivo garantir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Superior às pessoas que não concluíram os estudos dentro da idade adequada.

Para ter em mãos este certificado, os candidatos são avaliados por meio de uma prova objetiva e uma redação. Caso obtenha a pontuação necessária, o certificado é entregue!

Quer saber mais sobre o ENCCEJA? Então assista ao vídeo abaixo:


Quem pode participar das inscrições ENCCEJA 2022?

Ao contrário do que muita gente pensa, o ENCCEJA 2022 é um exame totalmente gratuito, podendo ser feito por toda e qualquer pessoa que não concluiu os estudos dentro da idade correta.

Como já é do seu conhecimento, a prova de certificação é diferente para cada nível de escolaridade, ou seja, uma prova para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio.

O candidato que deseja obter a certificação de um desses níveis de ensino, precisa atender a faixa-etária abaixo:

Para certificação do Ensino Fundamental:

  • Ter a partir de 15 anos no ato da inscrição.

Para certificação do Ensino Médio:

  • Ter a partir de 18 anos no ato da inscrição.


Como realizar as inscrições ENCCEJA 2022?

Os candidatos que desejam realizar este exame para ter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, precisam fazer as inscrições ENCCEJA 2022. Todo o processo de inscrição é feito pela internet, diretamente no site oficial do INEP.

A seguir, confira o passo a passo que elaboramos para que você tenha ideia de como funcionam as inscrições ENCCEJA 2022:

Inscrições ENCCEJA 2022

publicidade
  • Selecione a opção de inscrição;
  • Informe o CPF e senha;

Inscrições ENCCEJA 2022

  • Agora clique na imagem solicitada e em seguida em “Enviar”;
  • O sistema irá filtrar todas as suas informações. No entanto, você deverá preencher um formulário com todos os dados solicitados;
  • Informe o nível de formação que deseja;
  • Local da prova;
  • Responda ao questionário;
  • Envie seus dados e finalize o procedimento.

Viu como é fácil se inscrever no ENCCEJA?! Agora que você já está inscrito (a), basta apenas aguardar pelo dia da prova. Boa sorte!

Inscrições ENCCEJA 2022

✓ Confira alguns dos artigos mais buscados no site:

As inscrições ENCCEJA 2022 são pagas?

O ENCCEJAé um exame aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) juntamente com o INEP. Ele é totalmente gratuito e voluntário.

As inscrições ENCCEJA 2022 são gratuitas e feitas totalmente pela internet. Sendo assim, se você deseja se inscrever para ter o seu certificado de conclusão dos estudos, saiba que está é uma ótima oportunidade!


Cronograma ENCCEJA 2022

O INEP é o responsável pela divulgação do cronograma do Encceja. A partir deste documento é possível conferir as datas de realização de cada uma das etapas do exame.

O cronograma Encceja 2022 ainda não foi divulgado pelo órgão. Enquanto isto não acontece, confira a seguir as datas de cada uma das etapas da edição passada:

  • Período de inscrições: 11 e 25 de janeiro;
  • Ressarcimento: 11 a 27 de janeiro (para quem não justificou a ausência na edição anterior);
  • Resultado para atendimento especial: 1° de fevereiro;
  • Enviar recurso para recusa de atendimento especial: entre 1° e 5 de fevereiro;
  • Resultados dos recursos: 12 de fevereiro;
  • Solicitar uso de tratamento pelo nome social: 11 e 21 de janeiro;
  • Resultado da solicitação anterior: 1° de fevereiro;
  • Recurso: de 1° a 5 de fevereiro;
  • Resultado das inscrições: 12 de fevereiro de 2021.

Fonte: Concursos do Brasil

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Inscrições ENCCEJA 2022: Quando Começam? Como se Inscrever?
publicidade

Paulo Ribeiro
Expert que atua em produção de conteúdo para web desde 2017 para o nosso portal ENADE, sempre compartilhando informações atualizadas sobre as provas do ENADE, formas de inscrição, conteúdo da avaliação e respondendo dúvidas dos leitores.