ENADE 2021: Inscrições, Data e Local de Prova (Confira)

Neste ano acontecerá mais uma edição da prova do ENADE 2021, sendo necessário que todos os estudantes que irão fazer a prova, estejam de acordo com todos os assuntos que irão cair nessa avaliação. Desse modo, os estudantes concluintes deverão estar atentos para não perderem a época de inscrições do ENADE 2021. Pois caso isso aconteça, o aluno poderá sofrer com alguns problemas no futuro.

publicidade
ENADE 2021
ENADE 2021

Saiba todas as informações referentes ao ENADE no texto logo abaixo!

ENADE 2021 

Sendo está a prova mais importante do ensino superior. Todos os estudantes em Universidades poderão eventualmente prestar essa prova.  

publicidade

Desse modo, é necessário que todos os alunos que deverão participar do ENADE 2021, estejam totalmente preparados para enfrentar essa avaliação.

Afinal, o ENADE nada mais é do que uma avaliação nacional para cada curso superior registrado no MEC. Desse modo, os estudantes que devem fazer essa prova, irão realizar um exame sobre todos os assuntos que já foram ensinados em seu curso de acordo com a grade curricular obrigatória do MEC.

ENADE 2021

Assim, podendo que o Ministério da Educação possa avaliar o nível educacional de cada uma das Universidades do Brasil levando em consideração a nota ENADE de cada um de seus alunos participantes do exame. 


Quem deverá prestar o ENADE?  

Existem ainda muitas dúvidas sobre quais serão os alunos que deverão prestar o ENADE este ano. Porém, existe apenas 1 regra que define quem deverá fazer essa prova.

De acordo com o site ENADE UFES, somente os alunos considerados “concluintes” deverão prestar o ENADE 2021. Confira logo abaixo a declaração oficial da UFES:

Somente os alunos considerados concluintes devem fazê-la. Concluintes são os alunos que já concluíram pelo menos 80% da carga horária total de seu curso ou que tenham previsão de integralizar 100% da carga horária de seu curso até 31/07/2020.

Com isso em mente, fica mais fácil de saber quem deverá ou não participar da prova ENADE 2021. Assim, podendo que a instituição educacional possa da maior atenção para os alunos ENADE.ENADE 2021

Podendo também que estes alunos possam se prepararem melhor para a realização da prova.


Cursos que devem passar pelo ENADE

Todos os anos, o ENADE apresenta uma lista de cursos que passaram pelo exame, para a medir o desempenho dos mesmos. Como você pôde conhecer um pouco sobre o programa, os cursos são selecionados por etapa.

Isso porque o número de formando no ensino superior privado é tão grande como na rede pública. Sendo assim, é preciso sempre consultar quais as disponibilidades de sua instituição de ensino. 

Veja abaixo, quais os cursos previstos para participar do ENADE 2021 e veja se a sua graduação está entre eles:

  • Agronomia,
  • Educação Física,
  • Enfermagem,
  • Farmácia,
  • Fisioterapia,
  • Fonoaudiologia,
  • Medicina,
  • Medicina Veterinária,
  • Nutrição,
  • Odontologia,
  • Serviço Social,
  • Terapia Ocupacional ,
  • Zootecnia.

Data das provas ENADE 2021

Além da realização da prova ENADE em si, o aluno ainda deverá responder um questionário online que é realizado a parte do ENADE.

publicidade

Para fazer esse procedimento, o estudante deverá acessar o site do INEP (clique aqui) e então entre os dias 03 de setembro e 21 de novembro responder o questionário do estudante ENADE 2021.

Somente após isso, é que o aluno poderá se inscrever para a radicalização da prova ENADE 2021 que acontecerá em dias após o questionário do estudante ser respondido.

De acordo com o INEP, a prova ENADE acontecerá no dia 24 de novembro e os portões dos locais de prova ENADE serão abertos as 12h da tarde e serão fechados pontualmente as 13h.

Ou seja, o horário de abertura e fechamento dos portões acontecem assim como o ENEM 2021.

Lembrando que caso o estudante perca a prova ENADE 2021, ele ficará impossibilitado de participar da sua colação de grau. Assim, tendo que esperar a regularização do ENADE para poder finalmente fazer a sua formatura.


Inscrição ENADE 2021

Algo bastante característico do ENADE, é que não serão os alunos quem deverão realizar a sua inscrição ENADE 2021. Mas sim, a própria instituição de ensino superior.

Ou seja, diferente do ENEM por exemplo, o estudante não precisa realizar uma inscrição para fazer a prova ENADE. Afinal, será a sua própria Universidade quem irá inscrever o aluno.

Desse modo, o aluno apenas deverá esperar ser comunicado pela Universidade sobre a sua inscrição no ENADE. Assim, podendo dar início ao seu período de preparação para o exame.


Local de prova ENADE

Outra boa notícia em relação a prova ENADE 2021, é que o aluno que deverá fazer esse exame, não precisará se deslocar para um outro local diferente de sua instituição para prestar o ENADE.

Afinal de contas, a prova do ENADE acontece na própria instituição de ensino do estudante.  

Além disso, todos os estudantes que estão matriculados na modalidade EAD, deverão também fazer a prova presencialmente no polo EAD de sua instituição de ensino. 


Provas do ENADE

Ainda que existam muitos estudantes que ficam apavorados com a prova do ENADE, estar ciente de sua aplicação desde o início de seu curso, pode fazer toda diferença. 

Assim como muitos profissionais que precisam passar por uma avaliação final de seu curso, lembrar que o ENADE será aplicado, pode fazer com que o aluno aproveite bem seus rendimentos nos semestres de aula.

Estudando sempre de forma dedicada, isso fará com que no final de sua graduação, não exista um grau muito elevado de dificuldade, ao fazer a sua prova e medir os conhecimentos obtidos nessa jornada.

Uma excelente disa é: revise os principais assuntos nos meses anteriores ao exame!

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

ENADE 2021: Inscrições, Data e Local de Prova (Confira)
publicidade

Paulo Ribeiro
Expert que atua em produção de conteúdo para web desde 2017 para o nosso portal ENADE, sempre compartilhando informações atualizadas sobre as provas do ENADE, formas de inscrição, conteúdo da avaliação e respondendo dúvidas dos leitores.