O planejamento para as edições do ENEM 2022 é a principal pauta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP. O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2022, está sendo planejado para ocorrer em um contexto pós pandêmico, levando em consideração datas que comportem toda a estrutura necessária para a aplicação da prova.
Contents
Como funciona o Exame Nacional Ensino Médio (ENEM)?
A prova do ENEM funciona como um passaporte para as universidades , com ela é possível:
- Entrar em universidades públicas a partir da inserção da sua nota.
- Conseguir bolsas de estudos em faculdades particulares.
- Obter financiamento estudantil por meios de programas sociais como o FIES e o PROUNI.
- Estudar em universidades fora do país, como Portugal, onde há faculdades que recebem o ENEM como forma de ingresso.
✓ Veja também informações sobre o ENADE 2022
Como funciona a estrutura da prova do ENEM 2022?
o Exame Nacional possui dois dias aplicações com um hiato temporal de uma semana entre elas, e são normalmente, aplicadas aos domingos.
O candidato possuirá 5 horas e 30 minutos para resolução da prova e preenchimento do gabarito. No primeiro dia deverá elaborar um texto dissertativo-argumentativo, uma redação, e responder questões sobre:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias.
- Ciências Humanas, códigos e suas tecnologias.
No segundo dia, será disponibilizado 5 horas para resolução de prova e preenchimento do gabarito, em que serão aplicadas questões sobre:
- Matemática, códigos e suas tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas tecnologias.
ENEM Digital 2022
O ENEM digital 2022 é a novidade lançada pelo INEP desde o exame de 2020. Nessa nova versão, o candidato poderá optar pela prova digital que será aplicada em locais físicos, através de computadores que exibirão uma prova com questões diferentes da versão impressa.
No formato virtual o candidato visualizará as 90 questões referente ao dia de prova no computador, mas deverá marcar o gabarito e transcrever a redação em folha impressa que será entregue aos fiscais da sala.
Inscrições ENEM 2022
As inscrições do ENEM são abertas ao público residente em todo território nacional, e são feitas, exclusivamente, pelo site do governo federal: Clique aqui e seja encaminhado ao site oficial.
No site, o estudante deverá preencher todos os seus dados e responder a um questionário social que será, a partir dele, é possível solicitar a isenção do pagamento da taxa solicitada pela realização da prova.
O valor da inscrição do ENEM 2022 poderá em média R$90,00 a R$100,00, mas até o momento não há informações oficiais sobre o valor.
Quem tem direito a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2022?
- Quem está cursando o último ano do ensino médio em escola pública no ano de realização do Enem.
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, além de ter renda familiar igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa.
- Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por pertencer a família de baixa renda. Nesse caso, é preciso ter um Número de Identificação Social (NIS) válido e ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimo.
Atenção: Aos pagantes, a taxa possui valor fixo, e é necessário estar atentos ao prazo de pagamento, pois essa é a garantia da inscrição na prova.
Cronograma de provas ENEM 2022
Por meio do cronograma do ENEM 2022 os estudantes podem ficar atentos a todas as datas e prazos importantes.
Geralmente a prova do ENEM ocorre entre os meses de novembro e dezembro dos anos propostos. A divulgação do calendário do ENEM 2022 deverá ocorrer entre os meses de maio e junho.
Até o momento não foi divulgada a data para a realização do exame. Sendo assim, segue o cronograma do ano anterior, para que o candidato possa ter uma noção base das informações:
- 31/03 – Publicações dos editais ENEM impresso ENEM digital
- 06/04 – Começa a justificativa do ENEM
- 06/04 – Começa a solicitação de isenção da taxa de inscrição
- 17/04 – Termina a justificativa de ausência no Enem
- 17/04 – Termina a solicitação de isenção da taxa de inscrição
- 05/01 – Liberação do Cartão de Confirmação de Inscrição (versão impressa)
- 17/01 – Liberação do Cartão de Confirmação de Inscrição (versão digital)
- 17/01 -Aplicação do Enem impresso – 1º dia
- 24/01 – Aplicação do Enem impresso – 2º dia
- 31/01 – Aplicação do Enem Digital – 1º dia
- 07/02- Aplicação do Enem Digital – 2º dia
Os resultados do ENEM são divulgados, normalmente, após dois meses da realização da prova, e a partir disso será aberto o SISU, FIES e PROUNI.
Todas as informações citadas podem ser acompanhadas através do site oficial do ENEM, o INEP clicando aqui.
Entenda como funciona o SISU
O SISU é a principal forma de ingresso nas universidades públicas do país, sendo assim é necessário compreender o processo que guiará o candidato na conquista do curso tão sonhado.
O vídeo abaixo é uma breve explicação do programa de seleção unificada do INEP: